Construção de Parque Linear do Córrego Bons Olhos começa em 2012
Alterar o tamanho do texto
As obras de construção do Parque Linear do Córrego Bons Olhos, entre os bairros Cidade Jardim e Nova Uberlândia, zona sul, estão previstas para começar até o final do primeiro semestre do ano que vem. No projeto apresentado à comunidade há uma semana constam instalações de equipamentos de ginástica, praça de descanso, ilhas verdes, caramanchões, pista de caminhada e de ciclovia com percurso de aproximadamente três quilômetros, recuperação da vegetação e paisagismo. A estimativa é que sejam gastos, em média, R$ 2 milhões.
Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, Raquel Mendes, parte do valor deverá ser incluída no orçamento do município de 2012 e não há garantias de que a obra total seja concluída em uma única etapa. “Com o projeto pronto buscaremos parcerias com empresas por meio de medidas compensatórias ou financiamentos em fundos nacionais”.
Com a intervenção, as duas nascentes do córrego afluente do Rio Uberabinha ficarão protegidas. Uma avaliação feita a cerca de 20 dias pelo Departamento de Água e Esgoto (Demae) concluiu que a água do Bons Olhos não é poluída. “Se há algum lançamento de esgoto clandestino, não foi identificado. Acreditamos que boa parte da população do entorno já comprou a idéia da importância da preservação. As atitudes de cuidado devem ser mais notórias a partir de agora”.
O movimento pela implantação do parque existe há quatro anos e se intensificou depois da realização de um mutirão de limpeza feita por cerca de 80 pessoas vizinhas do local, em maio. Na época foram retirados 180 sacos de lixo das margens do córrego. A vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Maria Gorete Ribeiro, acredita que a manifestação do interesse dos moradores contribuiu para acelerar a viabilização do projeto. “Parece que está mais próximo de a construção do parque se tornar real”.
Para a dona de casa Onilda Inez Silva, a mudança trará harmonia aos dois bairros. “Apesar da área verde, falta beleza e aconchego. Ficamos agora com a expectativa de o projeto sair do papel”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário