quinta-feira, 28 de julho de 2011

Viveiro de mudas não sai do papel | Cidade e Região | Correio de Uberlândia Online

Viveiro de mudas não sai do papel | Cidade e Região | Correio de Uberlândia Online: 27/07/2011 19:08

Viveiro de mudas não sai do papel


Carlos Mamede disse que nova diretoria vai retomar projeto do viveiro
O viveiro polo para produção anual de 1 milhão de mudas de espécies nativas do cerrado em Uberlândia, cuja instalação estava prevista para setembro do ano passado, ainda não saiu do papel. Os motivos seriam mudanças ao longo do ano passado na administração do Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pelo projeto, que levaram ao vencimento do convênio firmado entre o instituto e a Associação das Siderúrgicas para Fomento Florestal (Asiflor), que ficaria encarregada pela construção da estrutura física do viveiro.
Previsto para ocupar uma área de 50 mil metros quadrados próximo à reserva do Panga, o viveiro é parte do Programa de Fomento Florestal do IEF. A parceria com prefeitura, doadora da área, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e outras entidades do setor produtivo objetiva a recuperação de áreas degradadas e o aumento da cobertura vegetal nativa no Estado.
Em formato modular, o viveiro teria capacidade inicial para produzir 1 milhão de mudas por ano, expansível para até 5 milhões. Segundo o gerente da agência especial do IEF, Carlos Mamede, a previsão é que o projeto seja retomado em agosto. “A nova diretoria está se atualizando, mas, como faz parte das diretrizes do IEF e existem vários parceiros do setor produtivo, há um grande interesse para a retomada do projeto”, afirmou.
Segundo a secretária de municipal de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia, Walquíria Naves, a parceria é bem-vinda. “Todo o local já foi delimitado. Aguardamos somente a parte jurídica do IEF para firmar o convênio de cessão da área, que já estava prevista”, disse.
Os interessados em apoiar o projeto devem ligar para o IEF nos telefones 3214-5807 ou 3212-2451.

Nenhum comentário: